quinta-feira, março 02, 2006

Shiatsu

Amo, simplesmente amo o que faço.
O shiatsu é mais do que uma técnica, uma profissão: é um amor.
Um dos conceitos que tenho sobre a área da saúde, em qualquer que seja o seu ramo é que acima de tudo se trata de amor: amor pela vida, pelo ser humano. Tudo o que foco é a harmonia, o equilíbrio daquele organismo, daquela alma, de sua energia.
Dor, cansaço, insônia, tudo é uma forma do corpo e da mente avisarem que algo não vai bem. E a coisa pode ser bem mais grave, bem mais profunda do que parece.
Tudo começa quando vejo o paciente: sinto sua energia, seu estado emocional, o que aqueles olhos me passam. Depois em rápidas inspeções observo o que a postura e o modo de andar do paciente me falam de sua vida, sua forma de se deslocar. Olhos nos olhos, vejo na grande maioria a esperança de que suas dores estão com os minutos contados...
Começo a fazer perguntas mais específicas, que vão desde os hábitos de vida até a qualidade de sono do paciente. Quantas vezes dá pra fechar o diagnóstico só com essas perguntas simples... E quantas dores poderiam ser evitadas com o hábito do alongamento.. mas isso já é outro assunto.
Queixas anotadas, começa o trabalho técnico-sensitivo. Sinto cada músculo, cada nódulo sob meus dedos. Cada ponto específico vibrando mais ou menos dependendo do caso, e com o estímulo sinto fibra a fibra abrir-se com o toque; e sinto o alívio da dor do paciente. Alongamento pra reestabelecer o fluxo e liberar as toxinas. Movimentos precisos, força exata: gentil, porém firme.
Costas, o relaxamento é mais intenso, com cremes e óleos o toque é mais ritmado. Malhas de músculos sob a pele perdem sua tensão com minhas mãos, a sensação é de relaxamento intenso, muitos dormem, os meridianos fluem com harmonia. Sinto um bem estar indescritível em estar fazendo bem, em estar me dedicando ao meu talento, ao o que faço com dedicação.
Tenho muita pena das pessoas que infelizes se arrastam em algo que não tem o menor tesão em fazer. Vidas desperdiçadas em um trabalho medíocre e sem realização resultam em coisas mal feitas.
Que venha o final do meu curso de fisioterapia, pq isso significa que finalmente realizarei um dos meus grandes sonhos: a acupuntura, e com ela poder aumentar mais ainda o meu potencial de bons resultados.

Nenhum comentário: